quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

OFERENDA

poema de gilberto Wallace Battilana

Soubesse tocar violino,
usar pincéis, cinzéis,
pudesse não temer as minhas paixões
ou simplesmente fazer entenderes e rir
das coisas vulgares que me acontecem.
Acreditarás que um verso pode me fazer chorar?
Uma vida tem seus segredos, prazeres, medos.
E o tempo se esconde em cada noite
para não mais voltar.
É difícil ser homem.
Os pensamentos me consomem.
Se o poema fosse a minha realidade
não me absorveria a perplexidade.
Mesmo com todo o cuidado
as palavras jamais alcançam a pureza,
congeladas de citações e significados.
Eu sei, tudo já foi dito e escrito.
Condenado ao finito compartir deste rito,
exausto de versos aos quais volto,
não tenho mais onde guardar poemas,
tantos os que escrevi,
te ofereço este, guarda-o,
com ele guardarás a minha vida.


A CITAÇÃO DO DIA:
"A poesia vem à luz por meio de tentativas, não de previsões". C. Pavese

Nenhum comentário: